Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de março de 2010

Inclusão Digital


Com base na apresentação do professor Eduardo Junqueira resolvi expor mais alguns trabalhos que buscam a inclusão digital em fortaleza:

Pirambu Digital
Os jovens que integram o projeto querem fazer do Pirambu, uma favela de Fortaleza, onde vivem 350 mil pessoas, um modelo de inclusão social com tecnologia digital.
 
           Pirambu Digital é um empreendimento formado pela parceria entre o Centro Federal de Educação e Tecnologia do Ceará (Cefet-CE) e o Movimento Emaús Amor e Justiça, ONG católica que atua no bairro. Em 2003, com recursos da LG Electronics, por meio da Lei de Informática, jovens da comunidade, estudantes das escolas públicas, fizeram um curso de reforço ao ensino médio para se preparar para o vestibular dos cursos técnicos do Cefet-CE. Na ocasião, 120 jovens conseguiram entrar nos cursos de Desenvolvimento de Software e Conectividade.
          Ao final de dois anos, os jovens decidiram formar uma cooperativa — a Pirambu Digital. Entre os projetos sociais direcionados à comunidade temos: Casa do Saber (reforço escolar), Pirambu Business School (onde funciona o Clec-Centro de Línguas Estrangeiras do Cefet), Universidade do Trabalho (cursos preparatórios para os vestibulares de ensino médio e técnico do Cefet), Bila (Biblioteca Integrada à Lan House) e o Condomínio Virtual. Atualmente, cerca de 600 pessoas circulam diariamente pela cooperativa, para participar de cursos e para usar a Biblioteca Integrada à LanHouse. 
Para visualizar o texto por completo acesse o link:

Dragão Digital

         A ausência de uma infra-estrutura tecnológica e de comunicação capaz de atuar como núcleo de interação entre as Universidades, Instituições de Pesquisa e Desenvolvimento e Empresas Privadas, visando assegurar a modernização, manutenção ou elevação da competitividade do Estado, prioritariamente no setor de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), somada à imensa quantidade de jovens que necessitam de formação profissional para atender as demandas do mercado de TIC, que cresce à taxa de 20% ao ano, e ao fato de uma parcela significativa da população cearense não ter acesso às tecnologias da informação, tornando-as excluídas do mercado de trabalho na área de TIC, inspirou a Secitece a desenvolver o Programa Dragão Digital.
        O objetivo é proporcionar o crescimento econômico do Estado com sustentabilidade, gerando uma sociedade com renda maior e melhor distribuída, além de ampliar a infra-estrutura estratégica da região por meio de diversas ações como: criação de uma rede de incubadoras, programa de capacitação para formação de mão-de-obra qualificada, estabelecimento de agentes de negócio e inovação, além do desenvolvimento de um parque tecnológico no Centro de Fortaleza (Edifício São Luís).
Para visualizar o texto por completo acesse o link:


Cinturão Digital
        O projeto  Cinturão Digital será viabilizado com recursos do Governo do Estado e verba de  emendas da bancada federal do Ceará para o orçamento (LDO) da União de 2008. O projeto tem valor estimado de R$ 47 milhões.
        Com o projeto a população terá acesso a serviços digitais, como internet, videoconferência, TV Digital, telefonia celular etc., ferramenta indispensável para o desenvolvimento econômico do Estado. 
       Mais do que levar internet àqueles que não têm chance de acessá-la, o Projeto busca a inclusão digital e social dos indivíduos que não podem pagar pelo serviço. 

       O Cinturão Digital do Estado integrará outros projetos do Governo. O e-Jovem, a digitalização da TVC, o incentivo ao desenvolvimento tecnológico, a automatização de postos da Secretaria da Fazenda (Sefaz), o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Governo Federal, são exemplos de projetos beneficiados com Cinturão Digital. A iniciativa lança as bases para vários projetos de Educação a Distância, atração de novas empresas de base tecnológica, fornecimento de laboratórios e recursos computacionais para uso da população e muitos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário